Quem sou eu

Minha foto
Este Blog, do Projeto Prex-Unitau Taubaté Tempo e Memória, tem como objetivo ser um canal de troca de informações sobre a História e a Memória da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ALUNAS DO CURSO DE HISTÓRIA FICAM EM PRIMEIRO LUGAR NO SEMEX 2014

                No período de 18 a 22 de outubro passado, a Universidade de Taubaté – UNITAU promoveu o maior evento de pesquisa da região. Nas dependências do Departamento Economia, Contabilidade e Administração - ECA - aconteceu a terceira edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - CICTED, concomitantemente ocorreu o XIX Encontro de Iniciação Científica – ENIC; o IX Seminário de Extensão – SEMEX; o II Encontro de Iniciação Científica Júnior - ENIC JR; a XV Mostra Internacional de Pós-Graduação – MIPG; o VI Seminário de Docência Universitária – SEDUNI; e o IV Seminário de Administração - SEA ,.
                Além de trabalhos científicos de alunos e professores, o evento ofereceu minicursos, simpósios, mesas-redondas, seminários e palestras, movimentando todo seu corpo docente e discente além de pesquisadores e interessados no aprimoramento científico.
                O Projeto de Extensão Universitária Taubaté Tempo e Memória apresentou treze trabalhos no SEMEX e dois no ENIC, além de uma mesa redonda com o tema Educação Patrimonial: Conhecer, educar e preservar: A memória transformando o presente e o futuro, onde foi debatido a importância de se levar para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio a temática Patrimônio Material, Imaterial e Ambiental, visando a formação cidadã do indivíduo, levando informações que promovam uma consciência preservacionista com conhecimento do seu espaço histórico e cultural. Participaram deste encontro os professores Benedito Assagra Ribas de Mello, Rachel Abdala, Gerson de Freitas Júnior, Jonathan Augusto Costa, , Vinicius Panazzolo e a jornalista Cláudia Perroni Mello.
                “Levamos o tema sobre a preservação do patrimônio material, imaterial e ambiental para todos os envolvidos no Projeto. A adesão de professores da rede pública e particular neste debate propiciou novas visões e dinâmicas que poderão ser implantadas no ensino médio, visando a formação de cidadãos questionadores e defensores do patrimônio”, afirma o professor Armindo Boll, coordenador da mesa e orientador dos quinze trabalhos apresentados no evento.
                As alunas Mariana de Sá Costa e Natália Teberga, do Curso de História da Unitau foram classificadas em primeiro lugar, no SEMEX, com um painel na área de humanas. O tema da pesquisa foi Educação e fé: Bom Conselho é conhecer e preservar nosso patrimônio, que receberam seus certificados pelas mãos do Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Letras professor Eduardo Pinto.

                “Este ano tivemos um volume de trabalhos com altíssima qualidade, com temas diversos, abrangendo os grupos folclóricos, os prédios históricos e os períodos de transformação de nossa cidade e região. Quem quiser conhecer todos os trabalhos pode visitar nosso blogue: historiaememoriaregional.blogspot.com.br.” encerra o professor Boll.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário