Palestra do Projeto Taubaté Tempo e Memória aos alunos de escolas do Vale do Paraíba, participantes do Cursinho Libertas - no Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU.
"O Cursinho Libertas nasceu do sonho de alguns jovens, a Sociedade Amigos do Poeta. Eram jovens que se reuniam em praça pública, precisamente na Praça Santa Teresinha, para discutir seus sonhos: uma sociedade mais justa e igualitária, educação de qualidade para todos, oportunidades no ensino público superior para jovens da educação pública, política, arte, preconceitos, a cidade, cultura, uma infinidade de assuntos, a vida, em suma.
Das dificuldades de encontros nesse espaço surgiu o contato com a Universidade de Taubaté e a criação do curso de extensão comunitária Libertas. Os objetivos continuam os mesmos, continuam mesmos os sonhos.
O Cursinho Libertas funciona com a cessão do espaço e com o apoio material da Universidade de Taubaté.
O Libertas também conta com o apoio de gestores informais, porém efetivos, que são os alunos e professores que ajudam a fazer acontecer as aulas e as atividades, que cuidam dos bastidores, voluntariamente, com sua alma, seu calor, sua criatividade, com recursos materiais até, mas, principalmente, com seus recursos imateriais, que são os sonhos de ver florescer a ideia Libertas, a ideologia, a linha de trabalho, a consciência política, a consciência social, ética, estética dos jovens, todos-eles-todos-vocês-todos-nós.
Também o Libertas conta com a ajuda de professores, da Unitau, das redes públicas de Educação, das redes particulares, de professores na informalidade e de jovens alunos-professores, estudantes universitários, psicologas, que, todos, contribuem voluntariamente com seus saberes para compor essa rede de trocas de saberes humanos que envolve cada ato de educação. Isso tudo que fazemos é para vocês. Aproveitem, participem, vivam intensamente. Até que a vida nos liberte!" Professor Mestre Luzimar Goulart Gouvêa, coordenador do Cursinho Popular Libertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário