Quem sou eu

Minha foto
Este Blog, do Projeto Prex-Unitau Taubaté Tempo e Memória, tem como objetivo ser um canal de troca de informações sobre a História e a Memória da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).

terça-feira, 4 de junho de 2013

PROJETO TAUBATÉ, TEMPO E MEMÓRIA - Centro Histórico - Roteiro 1

Um caminho pela História de Taubaté
Patrimônio, Memória e Fé

3

Capela de Nossa Senhora do Pilar


         A capela do Pilar foi construída por Timóteo Corrêa de Toledo, entre os anos 1747 e 1760, em taipa de pilão. Remonta ao culto à Virgem do Pilar, uma das mais antigas devoções marianas da tradição católica, que teve origem na Espanha, trazida ao Brasil pelas das famílias de descendência espanhola. Trata-se de um dos poucos exemplos arquitetônicos mais bem conservados do estilo barroco no Vale do Paraíba.
            O construtor desta capela, bem como sua família, possuem uma história muito interessante no contexto da História do Brasil. Os filhos de Timóteo Corrêa de Toledo, cidadão proeminente da sociedade taubateana do séc. XVIII tiveram efetiva participação na Inconfidência Mineira. O melhor exemplo foi Pe. Carlos Corrêa de Toledo Piza Mello, vigário de São José do Rio das Mortes - atual Tiradentes-MG, que foi um dos inconfidentes que morreu em degredo na África; além do Frei de Santa Úrsula Rodovalho, capelão da Rainha de Portugal, D. Maria I, posteriormente eleito o primeiro bispo de Angola na África.
            A capela já passou por algumas intervenções ao longo dos séculos  XIX e XX, e, atualmente, encontra-se fechada aguardando uma nova restauração. É tombada tanto pelo IPHAN1 - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, quanto pelo CONDEPHAAT2 - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Esta capela passou a abrigar, em 1985,  o Museu de Arte Sacra da Diocese de Taubaté, idealizado pelo então responsável pela DMPAHM (Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico Municipal), Prof. Paulo Camiller Florençano, até o ano de 2009, sendo transferido para o atual prédio da Mitra Diocesana de Taubaté, com a criação do novo museu MASDE (Museu de Arte Sacra Dom Epaminondas), sob atual coordenação da Historiadora Prof. Dra. Olga Rodrigues Nunes de Souza.

1 – IPHAN - Nº Processo 0343-T-44. Livro Belas Artes Nº inscr.: 305 ;Vol. 1 ;F. 064 ;Data: 26/10/1944, Livro Histórico Nº inscr.: 238 ;Vol. 1 ;F. 040 ;Data: 26/10/1944.  

2 - CONDEPHAAT - Livro do Tombo Histórico: Inscrição nº 161, p. 36, 12/3/1982. Largo do Pilar, delimitado pelas Ruas Souza Alves e Chiquinha de Mattos. Processo: 00371/73 Tomb.: ex-officio em 12/3/82. Tomb.: Iphan em 26/10/44.

FOTOS: Taubaté Tempo e Memória e Mistau








Nenhum comentário:

Postar um comentário